Casa da Árvore

Notícias

WhatsApp Image 2018-09-24 at 17.05.53
02 out

Aplicativo promete ser o Tinder dos amantes da literatura

Novo "Tinder literário" nasce de uma biblioteca mineira.   Poços de Caldas tem se destacado nacional e internacionalmente em inovação no que se refere à leitura, bibliotecas e negócios criativos. Aqui foram já criados empreendimentos como o maior clube de assinatura de livros infantis do país, a Leiturinha, e o BiblioArte LAB, iniciativa brasileira integrante do Programa Iberoamericano de Bibliotecas, promovido pela Unesco. Para os próximos meses, a Casa da Árvore Inovação Social e a Kabipara Softwares prometem o lançamento do aplicativo LEIA_ME!, uma rede social que promete encurtar distância entre amantes da literatura.  

Segundo os desenvolvedores, com o LEIA_ME! os usuários poderão encontrar facilmente pessoas perto de você que possuem aquele livro que tanto quer ler, podendo tomá-lo emprestado ou mesmo trocar por outra obra. “Tudo funciona com base nas listas de desejos de leitura e oferta de livros que as pessoas poderão criar no aplicativo. Com base nestes dados e da geolocalização dos usuários, vamos aproximar pessoas, criar conexões sociais e impactar na cultura literária das comunidades”, adiantou Rodrigo Silva, desenvolvedor e um dos fundadores da Kapibara Software, empresa poços-caldense responsável pela etapa final da criação do aplicativo. Os usuários poderão também interagir entre si, através do chat do app, para trocarem informações sobre suas experiências de leitura.

 

Inicialmente o aplicativo estará disponível apenas para celulares com sistema operacional Android e poderá ser baixado gratuitamente na loja oficial de aplicativos da gigante Google. Apesar dos idealizadores preverem ações nacionais de lançamento e promoção do empreendimento social, o lançamento oficial será realizado em Poços de Caldas. O projeto contou com o investimento da própria Casa da Árvore, do Programa Iberoamericano de Bibliotecas e do DME Poços de Caldas, além do apoio da Secretaria Municipal de Cultura.

 

Inovação com impacto social

O aplicativo LEIA_ME! é um produto cultural desenvolvido no BiblioArte LAB, um laboratório comunitário de inovação em leitura e bibliotecas idealizado pela organização Casa da Árvore, que funciona na Biblioteca Municipal Centenário, em Poços. “Nosso desafio inicial foi atrair jovens talentos da cidade nas áreas de desenvolvimento mobile e conectar com a comunidade leitora, para criar soluções de impacto social”, comenta o designer de inovação da organização social, Aluísio Cavalcante.

 

A primeira etapa de concepção foi realizada ainda em 2017, com a abertura de um programa para desenvolvedores bolsistas do BiblioArte LAB, além de um diagnóstico participativo junto a comunidade leitora da biblioteca Centenário. “Quando provocamos a comunidade para traçar juntos as primeiras ideias para um aplicativo, identificamos esse desejo real das pessoas de socializarem suas experiências de leitura”, destacou Cavalcante. A conclusão do desenvolvimento está sendo realizada por um estúdio de software gerido por jovens talentos do sul mineiro, a Kapibara Software.

 

A iniciativa nasce como um projeto de inovação social e caminha para converter-se, já a partir do seu lançamento, em um negócio de impacto social. A coordenação da Casa da Árvore defende que o LEIA_ME! tem um grande potencial de gerar receita e transformações sociais ao mesmo tempo, e está em busca de investidores e parceiros as próxima etapas do empreendimento.

 



DADOS INSTITUCIONAIS

Razão social: Associação Casa da Árvore
CNPJ: 09.169.589/0001-20
Endereço: Av. Prof. Alfredo de Castro, S/N, Área Especial, Chácara do Governador - Goiânia - GO