Casa da Árvore

Notícias

BeFunky Design
06 out

9° Seminário Internacional Biblioteca Viva terá painel com o BiblioArte LAB

A experiência do projeto BiblioArte LAB com inovação em práticas de leitura e formação de leitores será apresentada no 9° Seminário Internacional de Bibliotecas Públicas e Comunitárias – Biblioteca Viva. A inciativa realizada em Poços de Caldas-MG pela ONG Casa da Árvore e Secretaria Municipal de Cultura, é uma das 15 experiências brasileiras que serão apresentadas em painéis selecionados para o evento, que acontece entre 7 e 9 de novembro no Memorial da América Latina, em São Paulo.
 
 
“Estamos preparando um painel com objetivo de compartilhar nossa metodologia, nossas estratégias didáticas e de articulação social para a realização do projeto e, dessa forma, tentar inspirar outras bibliotecas a apostarem na cultura digital e nas artes como forma de ressignificar esses espaços públicos, como espaços de produção cultural, atento aos desafios da contemporaneidade ”, adiantou Leila Dias, presidente da ONG e Coordenadora de Narrativas Hipermídias do BiblioArte LAB.
 
 
Com o projeto a Biblioteca Municipal Centenário (Biblioteca da Urca) ganhou um laboratório comunitário de inovação em práticas de leitura e formação de leitores. O espaço foi equipado pela ONG Casa da Árvore com recursos tecnológicos e acervo literário que servem de inspiração e meios para produção cultural e participação social. O local recebe jovens estudantes de escolas públicas da cidade que encontram ali uma equipe de educadores, artistas e desenvolvedores que auxiliam no desenvolvimento de seus talentos e viabilização de empreendimentos inovadores relacionados à leitura e às novas mídias, a exemplo da Revista Página 9 ¾ (leia mais sobre as ações do projeto aqui).
 
 
O Seminário Internacional de Bibliotecas Públicas e Comunitárias é uma das principais iniciativas do Governo do Estado de São Paulo e da Secretaria da Cultura para inspirar, fortalecer e transformar em centros de referência cultural as mais de 800 bibliotecas existentes nos 645 municípios paulistas. Evento que vem se consolidando anualmente desde 2008, o Seminário Biblioteca Viva chega à sua 9ª edição apresentando uma programação baseada na crença de que a inspiração trazida por palestrantes e convidados, brasileiros e internacionais, é fundamental para ampliar as percepções dos gestores públicos e dos profissionais que atuam nas bibliotecas de São Paulo e de outros estados brasileiros.
 
 
A apresentação do painel BiblioArte LAB no 9° Biblioteca Viva acontece no dia 8 de novembro. O projeto também é finalista do Prêmio A Rede Educa e recentemente foi selecionado para o Programa Ibero-Americano de Inovação em Bibliotecas Públicas – Iberbibliotecas, juntamente com outras duas iniciativas brasileiras e 11 de países da América Latina, Espanha e Portugal.
 
 
Em 2015 o ONG Casa da Árvore também foi convidada a apresentar suas experiências de inovação na promoção de leitura e formação de leitores através da cultura digital, realizadas junto às bibliotecas escolares nos Estados de Goiás e Tocantins, através do projeto “E se eu fosse o autor?”.



DADOS INSTITUCIONAIS

Razão social: Associação Casa da Árvore
CNPJ: 09.169.589/0001-20
Endereço: Av. Prof. Alfredo de Castro, S/N, Área Especial, Chácara do Governador - Goiânia - GO