Casa da Árvore

Notícias

12968055_826885460778503_5190077254246434617_o
11 abr

Clube de Leitura e Invenções Literárias abre inscrições para atividade na biblioteca da Caldense

Incentivar a leitura entre crianças e jovens é um desafio que vai muito além da escola. Sabendo disso a Associação Atlética Caldense fechou uma parceria com Clube de Leitura e Invenções Literárias que vai possibilitar o acesso dos associados a uma série de atividades que integram a literatura, as artes visuais e as novas tecnologias. As inscrições são gratuitas e já podem ser feitas na biblioteca da Caldense em horário comercial.

A primeira oficina é a Vídeo Brinquedos Literários, que integra práticas de leitura com a produção de vídeos de animação a partir do uso da milenar técnica de teatro de sombras. Segundo a ilustradora e responsável pela oficina, Rosane de Souza Dias, “essa é uma forma de aproximar as crianças da literatura de uma forma divertida, que aproveita o interesse dos meninos e meninas pelas novas tecnologias e suas habilidades artísticas”. A atividade acontece nos dias 21 e 22 de abril das 14h às 16h, na biblioteca do clube.

Durante os dois encontros os participantes serão desafiados a transformar um livro literário em uma série de vídeos de animação e, neste desafio, mergulharão na leitura de uma maneira inovadora. Para transformar as inspirações vindas das páginas impressas em um vídeo, os participantes aprenderão a criar roteiro, produzir e editar seus próprios vídeos usando telefones celulares e aplicativos de edição. Para dar vidas aos personagens e recriar os ambientes onde a história acontece as crianças integrarão o uso de técnicas de desenho e colagem com milenar teatro de sombras.

A parceria entre o Clube de Leitura e Invenções Literárias e a Associação Atlética Caldense irá garantir ainda ao acesso a outras atividades inovadoras ao longo do semestre, como a oficina de Booktuber, criação e gerenciamento de canais de vídeo no Youtube dedicados à literatura.

Sobre o Clube de Leitura e Invenções Literárias

O Clube de Leitura e Invenções Literárias é um novo espaço de formação de leitores criado em Poços de Caldas. É uma iniciativa da Artemísia - Ateliê Escola, em parceria com a equipe pedagógica da Casa da Árvore – Cultura Digital e Aprendizagem Criativa, com objetivo de explorar as relações que as crianças e adolescentes estão construindo com as novas tecnologias para criar experiências de leitura e produção cultural.

Assim as atividades propostas pelo Clube estimulam crianças e adolescentes a reconstruírem sua relação com a leitura, integrando este hábito ao seu cotidiano, cada vez mais conectado a um universo digital. A metodologia desenvolvida pela Casa da Árvore estimula a criatividade integrando a literatura e outras linguagens artísticas. A leitura que acontece nas páginas dos livros se amplia nas telas de celulares, tablets e computadores e nas conexões de internet. Assim crianças e adolescentes também desenvolvem uma capacidade de leitura crítica das mídias digitais, habilidade fundamental na construção e promoção da cidadania em pleno século XXI.

O Clube de Leitura e Invenções Literárias fica na Av. Champagnat, 1023, e oferece diversas atividades para crianças desde os 5 anos até adolescentes de 15 anos. Acompanhe pela www.facebook.com/invencoeslioterarias para saber da abertura de novas turmas, ou peça informações pelo Whatsapp (35) 99176-3283 ou pelo e-mail diretoria@casadaarvore.art.br .

Nossa equipe

Leila Dias: É uma das fundadoras da ONG Casa da Árvore e apaixonada pela literatura e pelas inúmeras formas de se ler o mundo. Curiosa, dedicou seu mestrado a encontrar formas de promover um diálogo entre a cultura literária e a cultura digital. Sempre encontra tempo para ler as histórias de Gabriel Garcia Marquez, seu autor preferido.

Rosane de Souza Dias: É criadora do Artemísia Ateliê Escola, um espaço que construiu para compartilhar sua paixão pelo desenho e outras artes. Gosta de fazer trabalhos que utilizam as próprias mãos, principalmente ilustrações, tema do seu mestrado e principal atividade do seu dia a dia. A natureza é sua maior inspiração, pois se contagia fácil com a beleza das plantas.

Aluísio Cavalcante: É um dos fundadores da ONG Casa da Árvore e sobretudo um curioso sobre as novas linguagens e a internet. Teve a música como sua principal porta de entrada para a leitura e produção cultural. Como jornalista, descobriu logo que a comunicação é parte fundamental na construção de qualquer conhecimento.



DADOS INSTITUCIONAIS

Razão social: Associação Casa da Árvore
CNPJ: 09.169.589/0001-20
Endereço: Av. Prof. Alfredo de Castro, S/N, Área Especial, Chácara do Governador - Goiânia - GO