Casa da Árvore

Notícias

Jovens movimentam a Biblioteca da Urca com realização de projetos culturais_Autor da Foto
31 jan

Com novos parceiros, BiblioArte LAB amplia ações em 2017

O projeto de incentivo à leitura será realizado também em novas bibliotecas públicas e escolas de Poços de Caldas, que já podem se inscrever para participar.
 
 
O ano de 2017 começa com a expansão das atividades de incentivo à leitura e à cultura digital do BiblioArte LAB. A partir de agora, o trabalho já desenvolvido desde o início de 2016 na Biblioteca Municipal Centenário (Biblioteca da Urca), em Poços de Caldas (MG), irá se somar à novas atividades nas demais bibliotecas e escolas públicas do município.
 
 
A ampliação e descentralização das ações estão sendo realizadas com o patrocínio de novos parceiros: o DME, através do Programa de Patrocínios 2017, e o Instituto Alcoa, por meio do Programa de Apoio a Projetos Locais. O BiblioArte LAB é uma iniciativa da ONG Casa da Árvore e conta ainda com o apoio da Secretaria Municipal de Cultura e patrocínio do Programa Ibero-americano de Bibliotecas – Iberbibliotecas (Cerlalc-Unesco).
 
 
“Essas novas parcerias são estratégicas e fundamentais para que mais jovens, de bairros e comunidades diferentes de Poços, possam desenvolver o interesse e habilidades de leitura”, destaca Aluísio Cavalcante, coordenador do projeto. O BiblioArte LAB tem como proposta ressignificar o espaço público de bibliotecas como locais de produção de conhecimento. Atualmente, estudantes de 12 a 17 anos se encontram na Biblioteca Municipal Centenário e experimentam usar ferramentas digitais para criar conteúdo literário. Um dos resultados desse trabalho é a revista eletrônica Página 9 3/4, produzida pelos próprios adolescentes (www.revistapagina934.art.br).
 
 
A parceria com DME e Instituto Alcoa servirá especialmente para que os Laboratórios Criativos do BiblioArte LAB possam ser realizados em até oito escolas públicas municipais e estaduais, promovendo uma cultura de inovação dentro das suas próprias bibliotecas. Também está prevista uma programação cultural que integrará as bibliotecas municipais Júlio Bonazzi (Monjolinho) e a Marcus Vinícius de Moraes (Zona Leste). “Labs Criativos são projetos que levam as experiências de leitura crítica das mídias digitais e de leitura sensível do mundo para dentro das escolas, integrando à sua rotina projetos político-pedagógicos”, comentou Leila Dias, presidente da ONG Casa da Árvore.
 
 
A série escolar de Lab Criativos do BiblioArte LAB explora novas dimensões da leitura, da expressão artística e da participação social características da cultura digital, como Booktubers (produção de vídeos literários para internet), Viral da História (criação de memes e gestão de canais literários nas redes sociais), Gifs Literários (arte interativa para promoção de acervo público) e Hiperespaços Poéticos (uso de mapas digitais para realização de uma cartografia cultural). As escolas poderão receber também quatro edições do Papo Literário, como são chamados os debates promovidos pelos jovens realizadores da revista Página 9 3/4.
           
 
 
Como as escolas podem se candidatar para as atividades
 
 
Ao todo, oito escolas públicas, com bibliotecas escolares, serão escolhidas para receber os Laboratórios Criativos e o Papo Literário ao longo do ano. Para se candidatar, as instituições podem preencher, via internet, o seguinte formulário: https://goo.gl/forms/vLbgkVZrgp3C8EZU2. Após as inscrições, uma equipe do projeto irá pessoalmente visitar os locais para uma avaliação. Os critérios de seleção levarão em conta o tamanho do acervo literário disponível, o envolvimento de um professor ou auxiliar de biblioteca e a disponibilidade de acesso à internet.
 
 
Para os interessados, mais informações a respeito do BiblioArte LAB podem ser obtidas através do site da ONG Casa da Árvore: www.casadaarvore.art.br. Outro canal de interação é a página do projeto no Facebook (www.facebook.com/biblioartelab), onde é possível acompanhar mais de perto as ações desenvolvidas pelos alunos participantes.
 



DADOS INSTITUCIONAIS

Razão social: Associação Casa da Árvore
CNPJ: 09.169.589/0001-20
Endereço: Av. Prof. Alfredo de Castro, S/N, Área Especial, Chácara do Governador - Goiânia - GO