Casa da Árvore

Notícias

UNIRIO
13 abr

Práticas sociais de leitura promovidas pela Casa da Árvore são tema de conferência online na UniRio

Nesta quinta (14) às 16h30 os alunos da Escola de Letras da UniRio participam do Hangout Literatura e Cultura Digital, com Aluísio Cavalcante, coordenador de inovação da Casa da Árvore - Cultura Digital e Aprendizagem Criativa. A atividade integra a disciplina Estágio II: Pesquisa e Práticas Sociais de Leitura, mediada pelos professores Ana Carolina e Marcelo Santos. Ao vivo - https://plus.google.com/events/ck6vetg16355vgo58gjuvs1pp90 
http://www.youtube.com/watch?v=js3Ra9bEuXQ 
 
Aluísio é jornalista e um dos fundadores da ONG e falará sobre dois dos projetos da entidade que buscam ressignificar práticas de leitura em espaços formais e não formais. Os projetos "E se eu fosse o autor?", realizado desde 2014 em Goiás e Tocantins, e o "Biblioarte LAB - Laboratório Comunitário de Inovação em Práticas de Leitura e Formação de Leitores", mais recente iniciativa da Casa da Árvore, iniciada em 2016 na cidade de Poços de Caldas - MG, em parceria com a Secretaria Municipal de Cultura.
 
Criada em 2007 no Tocantins, a ONG mantém atividades regulares ainda nos estados de Goiás (região metropolitana de Goiânia) e Minas Gerais (Poços de Caldas). Ao longo dos seus quase dez anos a Casa da Árvore já realizou ações pontuais em outros 12 estados brasileiros. Possui três projetos certificados pela Unesco e Fundação Banco do Brasil como tecnologia social, com destaque para o E se eu fosse o autor – Laboratórios Criativos de Leitura e Cultura Digital e o Telinha de Cinema – Núcleos Comunitários de Educação, Arte e Tecnologia, que recebeu o Prêmio Tecnologia Social em 2008, na categoria nacional.
 
Recentemente foi reconhecida pelo Ministério da Educação como uma das 174 instituições brasileiras que desenvolvem inovação com criatividade na educação (em Poços de Caldas foi a única instituição ao lado da escola Criatividade – leia mais http://goo.gl/fNGr7h ). Por esta trajetória o projeto recebeu também os principais prêmio de inovação em tecnologia social e educação, como o Prêmio Finep de Inovação 2014 (Finep/Ministério da Ciência e Tecnologia), Prêmio ARede de Inovação em Tecnologias de Educação 2014 (Momento Editorial), Prêmio TelecentrosBR 2014 (Ministério da Ciência e Tecnologia), Prêmio Funarte de Redes de Inovação (2013), entre outros.     



DADOS INSTITUCIONAIS

Razão social: Associação Casa da Árvore
CNPJ: 09.169.589/0001-20
Endereço: Av. Prof. Alfredo de Castro, S/N, Área Especial, Chácara do Governador - Goiânia - GO