Casa da Árvore

Notícias

Programação Temporada 2019 da revista Página 9 3/4
06 mar

Desafio de Gifs Literários abre temporada 2019 da revista Página 9 3/4

A programação de março conta ainda com as oficinas A Fantástica Fábrica de Fanfics e Resenha da vez: a arte de recontar histórias. Até outubro serão 26 atividades oferecidas gratuitamente para cerca de 800 jovens e adolescentes na Biblioteca Municipal Centenário.

 
 
 
 
A revista literária Página 9 ¾ retorna às atividades em 2019 com novidades que vão movimentar a Biblioteca Municipal Centenário, em Poços de Caldas. A temporada 2019 traz oficinas, laboratórios e desafios criativos inspirados na cultura leitura do século XXI, e integra o universo literário às novas linguagens e práticas de leitura.
 
 
O 1° Desafio de Gifs Literários abre o calendário, e como o próprio nome diz, desafia jovens e adolescentes leitores de Poços de Caldas a explorar esse fenômeno cultural das redes sociais para compartilhar suas experiências de literárias, atraindo assim outros jovens para o mundo da literatura. Os encontros acontecem nos dias 14 e 15 de março, das 14h às 17h, e serão mediados pelo educador Johnny Ribeiro. As inscrições podem ser feitas gratuitamente até o próximo dia 13 pelo site da Página 9 ¾ ou na própria biblioteca.
 
 
Outras duas atividades também já estão inscrições abertas e completam a programação de março. No dia 23, das 10h às 17h, a editora literária Flávia Lago realiza o laboratório Resenha da vez: a arte de recontar histórias. Já no dia 23 começa o laboratório A Fantástica Fábrica de Fanfics, onde a galera poderá criar junto com a fanfiqueira Paula Cintra, suas próprias ficções inspiradas em seus livros, séries, games e outras histórias preferidas.
 
 
A programação completa da temporada 2019 da Página 9 ¾ já está disponível no site e nas redes sociais da revista, e conta ainda com outros desafios como o de Booktubers e Hiperhistórias, torneios de BookGame, os encontros Papo Literários e os laboratórios Onde Insta Poesia?, Biografia de escritorxs não famosos e Reportagem Literária.
 
 
 
O negócio criativo da leitura
 
A revista literária digital Página 9 ¾ é um empreendimento cultural criado por jovens leitores e desde 2016 se dedica a ser um espaço de reflexão e estímulo a cultura leitora entre esse público. Foi concebida através do BiblioArte LAB, programa de inovação em bibliotecas desenvolvido pela ONG Casa da Árvore e que em 2018 foi finalista do Prêmio Jabuti e do Prêmio IPL - Retratos da Leitura, duas das principais iniciativas brasileiras de reconhecimento à iniciativa de inovação em formação de leitores.
 
 
Em 2019, com  a parceria da Secretaria Municipal de Cultura de Poços de Caldas e o apoio do Instituto Alcoa, a Página 9 ¾  também ampliou seu programa de bolsa para jovens que querem iniciar no mundo do mercado editorial. Desde fevereiro uma equipe de sete jovens integra o programa de bolsa e são responsáveis pela produção de reportagens, artigos, crônicas, além de podcast, vídeos e outros conteúdos sobre literatura. “A ideia aqui é ampliar a capacidade desta moçada atuar como influenciadores de leitura na suas comunidades, compartilhando sues experiências de leitura sejam em seus bairros, escolas ou suas redes sociais”, detalhou a editora e facilitadora da equipe de bolsistas, Gabriela Maiochi.
 
 
A Página 9 ¾  vem se consolidando como uma iniciativa onde jovens leitores de Poços de Caldas podem ampliar suas habilidades com linguagens e desenvolver suas vocações para a economia criativa, os negócios de impacto social. “Este ano decidimos ampliar as ações da revista  e desenvolvemos uma programação onde a comunidade pode experimentar novas profissões relacionadas à cultura leitura e ao mercado literário”, destacou o designer de inovação da ONG Casa da Árvore, Aluísio Cavalcante, coordenador do projeto.
 
 
TEMPORADA 2019 // Programação completa
 
Programação Temporada 2019 da revista Página 9 3/4
 



DADOS INSTITUCIONAIS

Razão social: Associação Casa da Árvore
CNPJ: 09.169.589/0001-20
Endereço: Av. Prof. Alfredo de Castro, S/N, Área Especial, Chácara do Governador - Goiânia - GO