Casa da Árvore

Notícias

Caderno de experiências criativas com leitores do século XXI
05 abr

Ebook BiblioArte LAB: nossas experiências criativas com leitores do século XXI

O programa BiblioArte Lab de inovação em bibliotecas reuniu em um ebook, 11 projetos inovadores de mediação de leitura para sua escola ou biblioteca. Um jeito prático e criativo de despertar o gosto pela leitura, promover a alfabetização para as mídias digitais e transformar sua biblioteca no coração da aprendizagem para o século XXI.

A publicação traz três modalidades de atividades, #Laboratórios, #Projetos e #Movimentos, todas com o passo-a-passo e conteúdos complementares interativos para facilitar a vida de bibliotecárixs, professorxs, educadorxs sociais, arte educadorxs e dxs educomunicadorxs que atuam na formação de leitores

 

O Caderno BiblioArte LAB será lançado oficialmente no próximo dia 15 (sexta), no Colégio Municipal Dr. José Vargas de Souza, em Poços de Caldas. Um encontro especial para educadoras e educadores, com realização de duas edições do laboratório "Experiências criativas para leitores do século XXI", mediado pelo organizador da publicação, Aluísio Cavalcante. A 1a edição acontece das 12h a 13h40, e o segundo momento, das 17h30 a 17h10.

 

A publicação interativa é gratuita para todas as escolas municipais e estaduais de Poços de Caldas, que serão contactadas pelas suas respectivas gestões.  Demais interessados podem adquiri-lo pela nossa lojinha virtual, clicando aqui. Toda a receita da venda será investida na formação de jovens leitores, através do programa BiblioArte LAB.

  Uma inovação social concebida pela Casa da Árvore Projetos Sociais e realizada através da Lei Municipal de Incentivo à Cultura, com o apoio institucional da Secretaria Municipal de Cultura e o incentivo cultural da Honda Gran Japan. O Caderno BiblioArte LAB foi organizado por Aluísio Cavalcante, cocriado por Leila Vilhena, com as artes de Paulo Ronter e revisão de Jordana Barbosa.

Sobre experiências criativas com leitores do século XXI

Seja pública, comunitária ou escolar, elas formam juntas uma poderosa rede de desenvolvimento local com dezenas de milhares de espaços públicos ativos em todo o Brasil. Nesse universo os desafios são diários. Para nós da ONG Casa da Árvore, um dos principais é possibilitar experiências de leitura e construção de conhecimento que ajudem a comunidade a compreender, participar e transformar sua própria realidade.

 

Para conceber as atividades realizadas no BiblioArte LAB e publicadas no ebook, nos inspiramos em experiências sociais de leitura que construímos informalmente na nossa relação cotidiana com a cultura digital, as novas linguagens e novos processos informacionais. Nessa jornada encontramos caminhos criativos para ampliar habilidades e competência de crianças,  jovens e adolescentes para a leitura crítica e sensível do nosso tempo, além de encontrar nas novas mídias um ponto de partida para novas experiências literárias.

    Esperamos que com este registro simples, objetivo e prático, possamos facilitar o dia-a-dia de quem deseja inovar na sua biblioteca. Não trazemos uma resposta pronta para este desafio tão complexo, mas esperamos sim, inspirar bibliotecários, mediadores de leitura, professores, arte educadores e educadores sociais no desafio de ampliar o impacto social das bibliotecas brasileiras.   *O programa BiblioArte LAB foi finalista do Prêmio Jabuti 2018 na categoria Inovação na Formação de Leitores, e do Prêmio IPL - Retratos da Leitura. Integrou o Iberbibliotecas - Programa Iberoamericano de Bibliotecas, e é uma das 178 organizações certificadas pelo Mapa da Inovação e Criatividade na Educação Básica.



DADOS INSTITUCIONAIS

Razão social: Associação Casa da Árvore
CNPJ: 09.169.589/0001-20
Endereço: Av. Prof. Alfredo de Castro, S/N, Área Especial, Chácara do Governador - Goiânia - GO