Casa da Árvore Projetos Sociais
Vivo
Petrobras
UEG
Projeto Telinha de Cinema – Educação, Arte e Tecnologia
Núcleo Goiânia - GO
PROCESSO DE SELEÇÃO PARA ESTÁGIO
A diretoria da Associação Casa da Árvore Projetos Sociais abre inscrições para o processo seletivo de estagiários para o projeto “Telinha de Cinema”.
Período de Inscrição: de 01 à 31 de julho de 2011.
Inscrição: Formulário on line (acesse aqui)
Pré-requisitos:
Ter formação superior nos cursos de Comunicação Social, Pedagogia ou Artes, ou estar matriculado em uma instituição de ensino superior nos respectivos cursos; Disponibilidade de 20 horas semanalmente.
Sobre o projeto “Telinha de Cinema”
Com a expansão da tecnologia 3G os telefones celulares se transformaram em verdadeiros computadores de bolso, com qualidade multimídia e conexão wireless cada vez melhor, ressignificando as relações sociais, a comunicação e a identidade. Nesse ambiente, surge então uma nova forma de viver, trabalhar, aprender e se expressar.
Desde 2007 a Casa da Árvore Projetos Sociais dedica-se a identificar práticas colaborativas de construção do conhecimento artístico e tecnológico, mediadas pelas tecnologias de mobilidade, capazes de apropriar-se do potencial de autorrepresentação e de contribuir para o aprendizado formal de jovens e crianças.
Com os núcleos criados nas cidades de Palmas -TO e Goiânia – GO, o Telinha de Cinema atende hoje a aproximadamente 400 pessoas por ano, entre jovens estudantes da rede pública, educadores, estudantes universitários e artistas. A linha de atuação também foi ampliada e hoje distingue-se entre uma vertente comunitária e outra acadêmica, que se integram, gerando condições mais favoráveis de sustentabilidade e novas descobertas.
Nossas atividades
Curso de Vídeo de Bolso
Curso regular com 180 horas de duração, oferecido gratuitamente no contraturno escolar para jovens estudantes da rede pública com idade entre 14 e 18 anos de idade. Desenvolvido pela equipe pedagógica da Casa da Árvore, esta atividade atende semestralmente duas turmas em cada um dos núcleos comunitários, em Palmas – TO e Goiânia – GO. Com o objetivo de desenvolver habilidades artísticas e tecnológicas para a produção e compartilhamento audiovisual e o consumo qualificado de mídia, o curso de Vídeo de Bolso conta com uma equipe pedagógica formada por educadores, artistas e estudantes universitários.
Através do estudo das disciplinas de Roteiro, Produção e Edição, os alunos são introduzidos na linguagem audiovisual. Com o uso da pedagogia de projetos, os participantes mergulham no mundo do cinema, televisão e da internet para entender seus diferenciados formatos, suportes tecnológicos para produção e seus modelos de negócio. Enfim, o curso conduz os alunos para o território pouco explorado da produção audiovisual com mídias móveis, os chamados vídeos de bolso, com seus formatos e linguagens em permanente construção. As experimentações estéticas e tecnológicas resultam em trabalhos de civic media, vídeoremix, vídeoart, mobile series, transmissões streammer entre outros.
ResTelinha
A partir de 2011 o Telinha de Cinema ganhou uma nova dimensão de experimentação artística e tecnológica. Com o Circuito de Residências Artísticas, o projeto garante a continuidade do itinerário formativo para os jovens egressos do curso de Vídeo de Bolso, que demonstraram interesse em aprofundar seus conhecimentos e práticas criativas.
Para isso, os núcleos do Telinha de Cinema recebem semestralmente um artista de reconhecimento nacional que passa a residir por dois meses nas comunidades assistidas pelo projeto, onde desenvolvem projetos inovadores de produção colaborativa de arte digital. Desta forma, além de terem a oportunidade de aprimorar seus conhecimentos, os alunos ampliam o repertório sociocultural a partir das experiências trazidas por estes artistas. Já as obras geradas nestas atividades, entram em circulação em galerias e demais espaços dedicados à arte, além de ocuparem espaços públicos não convencionais, como bares, escolas, quadras esportivas e centros comunitários situados nas comunidades atendidas pela Casa da Árvore.
Reaplicação Escolar
Como contrapartida social dos jovens que participam do Circuito de Residências Artísticas, cada aluno se compromete a reaplicar junto à sua escola, as técnicas e linguagens apresentadas pelo artista convidado. Para elaborar estas atividades, os jovens se organizam em grupo e, com o apoio da equipe pedagógica do Telinha de Cinema, desenvolvem práticas artísticas que dialogam com o conteúdo curricular da sua série. Estas atividades são realizadas dentro das escolas, envolvendo seus colegas de classe e professores.
Ciclo de Debates
O Ciclo de Debates inaugura a atuação do Telinha de Cinema na área acadêmica. A cada residência artística, os artistas convidados se encontram com educadores, pesquisadores e artistas locais, para discutir sobre esta nova fronteira da relação das pessoas com a informação, a arte, a educação e a tecnologia. Estes encontros acontecem na Universidade Federal do Tocantins e na Universidade Estadual de Goiás, entidades parceiras do Telinha de Cinema. O objetivo desta ação é estimular a vocação das universidades para o desenvolvimento de novos projetos de pesquisa e extensão voltados para as novas tecnologias de mobilidade e sua relação com a arte e a educação.
TelinhaEaD
Como ampliação das discussões iniciadas no Ciclo de Debates, o Telinha de Cinema mergulha ainda mais na concepção de redes de aprendizagem e parte para o desenvolvimento de uma série de minicursos virtuais de arte tecnológica e educação. A partir das experiências vivenciadas no Ciclo de Residências Artísticas, a equipe pedagógica da Casa da Árvore concebe cursos de formação para educadores e acadêmicos das áreas de educação, arte, comunicação e tecnologia da informação. Estes cursos têm o objetivo de ampliar e facilitar o acesso a professores da rede pública ao conhecimento artístico e tecnológico aplicado à educação, bem como estimular a vocação das academias no desenvolvimento de novos projetos de pesquisa e extensão dedicados a esta área.
Sobre a ONG Casa da Árvore
Entidade não governamental sem fins lucrativos com a missão de realizar projetos que promovam o desenvolvimento social através do acesso a educação e a cultura. A entidade foi criada em 2007 por um grupo de artistas e educadores residentes em Palmas-TO, ansiosos por explorar novas dimensões de participação social, geradas a partir da sociedade de rede e da cultura digital.
Desde sua criação a Casa da Árvore Projetos Sociais dedica-se a identificar práticas colaborativas de construção do conhecimento artístico e tecnológico, mediados pelas tecnologias de mobilidade, capazes apropriar-se do potencial de auto-representação e de contribuir para o aprendizado formal de jovens e crianças.
Com sede administrativa em Palmas, capital do Tocantins, atualmente a Casa da Árvore mantém ações regulares nas cidades de Goiânia - GO, Porto Velho – RO e Recife – PE, além de uma série de atividades dedicadas a formação de professores que em 2010 já percorreu doze capitais e em 2011 chegará a outras quatorze.
Atribuições do estagiário:
Ministrar oficinas de produção de vídeos de bolso (roteiro, produção e edição) para alunos da Rede Pública Estadual de Educação;
Apoio na realização de atividades extra classe, como visita a exposições, salas de cinema, etc;
Assistência de produção na realização das residências artísticas;
Comunicação Institucional (atendimento a imprensa, produção de press release, cobertura de atividades do projeto, clipagem impressa e eletrônica, atualização de blog)
Perfil do estagiário:
Número de Vagas: 2(duas)
Disponibilidade: 20h horas semanais (dias e horários a combinar)
Período do estágio: de 01 agosto de 2011 a 30 de novembro 2011
Local de estágio: Espaço Telinha de Cinema – UEG Laranjeiras – Goiânia GO.
Bolsa: R$ 750,00 (incluso vale-transporte + seguro anual)
Cronograma:
Etapa 1 (eliminatória) – Etapa On Line:
Data: 01 a 07 de agosto de 2011
Local: via internet
Etapa 2 (eliminatória) – Etapa Presencial
Data: 09 à 12 de agosto de 2011.
Local: Espaço Telinha de Cinema – UEG Laranjeiras, Chácara do Governador em frente e TV Brasil Central.
Divulgação do resultado final: 13 de agosto de 2011.
Informações
Casa da Árvore Projetos Sociais
casadarvore.art.br
(62) 39200060 / (11) 73167857 / (62) 99861431
telinhadecinema@casadaarvore.art.br