Casa da Árvore

Notícias

DSC00681
24 nov

EM. Marechal Ribas prepara mostra do projeto Escola Criativa Digital

 O ano letivo de 2016 vai caminhando para o final e junto com ele a equipe do projeto Escola Criativa Digital vai finalizando um ciclo de realizações na Escola Municipal Marechal Ribas Júnior, em Goiânia. A jornada de descobertas e aprendizagens, promovida através da interação da equipe de educadores da ONG Casa da Árvore com alunos e professores da escola goiana teve início ainda em 2013, com o Programa Mais Cultura nas Escolas (leia sobre o resultado de anos anteriores). Nesta quinta-feira (24) os alunos do 5° ano finalizam a edição da última série de vídeos de bolso, prevista para este ciclo, que será encerrado com uma mostra do projeto.
 
 
 
Ao longo do ano a educadora da ONG e artista Vanessa Cardoso desenvolveu junto com a equipe pedagógica da escola uma série de projetos de aprendizagem com objetivo de valorizar a criatividade e estimular uma leitura crítica das mídias digitais. As atividades atenderam a cerca de 80 alunos do 2° ao 5° do ensino fundamental e foram criadas a partir dos desafios de aprendizagem previstos no Projeto Político Pedagógico da unidade de ensino.
 
 
 
Neste itinerário os alunos mergulharam na linguagem dos GIF´s para refletir sobre o comportamento no trânsito e a importância de se respeitar as pessoas que compartilham o espaço da cidade com a gente. Já a escrita criativa e o desenho foram a base para desconstruir os heróis durante a criação das próprias histórias em quadrinho. E foi através das lentes do telefones celulares, muitas vezes visto como um grande problema nas comunidades escolares, que os alunos do 5° ano se transformaram em autores, atores e editores de vídeo.
 
 
 
O projeto Escola Criativa Digital é uma tecnologia social desenvolvida pela ONG Casa da Árvore e certificada pela Unesco – FBB / Banco de Tecnologia Social, que vem ajudando comunidades escolares a desenvolverem sua vocação para inovação em práticas pedagógicas. Vem sendo implementada desde 2012, inicialmente com o nome de Telinha na Escola, e já atendeu a mais de 1200 crianças e adolescentes, além de centenas de professores, distribuídos nas cidades de Goiânia-GO, Palmas-TO, Recife-PE, Fortaleza-CE e Porto Velho-RO.    



DADOS INSTITUCIONAIS

Razão social: Associação Casa da Árvore
CNPJ: 09.169.589/0001-20
Endereço: Av. Prof. Alfredo de Castro, S/N, Área Especial, Chácara do Governador - Goiânia - GO