Casa da Árvore

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24 jun

Experiência da Casa da Árvore com uso do Whatsapp nas aulas de Literatura vira artigo

Durante os meses de abril e maio, cerca de 120 alunos da Escola Estadual São José, em Palmas-TO, experimentaram uma aula de Literatura diferente. A professora Ana Paula Viana, aceitou o desafio da equipe da ONG Casa da Árvore, de repensar as aulas previstas sobre o clássico da literatura brasileira O Guarani, de José de Alencar. O desafio foi feito durante o Laboratório de Práticas Pedagógicas Inovadoras, atividade de formação de professores realizada através do projeto "E se eu fosse o autor". O objetivo era aproveitar as relações sociais entre os alunos, constituídas por intermédio da internet e, sobretudo as características do aplicativo Whatsapp como ambiente de mediação de leitura. A experiência virou artigo que será apresentado no O 6° Simpósio Hipertexto e Tecnologias na Educação, em Recife-PE.
 
A presidente da ONG, pesquisadora Leila Dias, e o coordenador de projetos de inovação, Aluísio Cavalcante, são os autores do relato a ser apresentado. O trabalho busca refletir sobre as possibilidades de integração entre as aprendizagens informais das mídias digitais e as necessidades didáticas de ensino de literatura no contexto escolar. Para isso os autores  observaram as três turmas do 2° ano do ensino médio , durante a leitura. "Neste percurso acompanhamos uma participação efetiva dos jovens caracterizada, sobretudo, pela intensa troca de mensagens de texto redigidos em grupo, com reflexões sobre a obra e a própria experiência de leitura", comenta a pesquisadora Leila Dias. Já Cavalcante reforça "que as características desta interação social, motivada pela literatura, nos sugerem que, trazer demandas curriculares para estes ambientes informais de aprendizagem podem se configurar como uma alternativa viável para ressignificar práticas de incentivo à leitura no contexto da cultura digital".
 
O projeto "E se eu fosse o autor?" é uma realização da ONG Casa da Árvore e em Palmas conta com o apoio da Prefeitura Municipal através do Programa Municipal de Incentivo à Leitura (PROMIC 2014).A iniciativa também vem sendo realizado junto à rede municipal de ensino de Senador Canedo-GO, onde, desde 2014, atendeu diretamente mais de 900 alunos e professores deste município.
O Simpósio Hipertexto contará ainda com outro trabalho sobre os projetos da ONG Casa da Árvore. A pesquisadora Elisabete Teles Marinho também apresentará um artigo sobre o "E se eu fosse o autor?", intitulado "Narrativas colaborativas e transmidiáticas em aulas de literatura no ensino municipal de Senador Canedo".  Segundo Elisabete, o artigo "tem como objetivo analisar a narrativa transmidiática e relatar experiências de narrativas colaborativas em produções literárias de alunos da rede municipal de ensino de Senador Canedo, município localizado na Região Metropolitana de Goiânia, a partir de uma análise do Projeto E se eu fosse o autor. O referido projeto incentiva o uso das mídias digitais como ferramentas pedagógicas, valorizando a aprendizagem colaborativa e a cultura digital. Propõe a construção coletiva de novas histórias, tendo como base inicial a leitura de livros literários em sala de aula; na Biblioteca Municipal da cidade e no laboratório de informática da biblioteca." 
 
Com o tema Aprendizagem Aberta e Invertida o 6º Simpósio Hipertexto e Tecnologias na Educação e 2º Colóquio Internacional de Educação com Tecnologias constitui um espaço científico aberto a apresentações de trabalhos acadêmicos e debates sobre ações pedagógicas postas em prática com o auxílio das novas tecnologias digitais de informação e comunicação (TDIC). Busca-se assim oportunizar o diálogo entre pesquisadores da área e professores, de dentro e de fora do país, para oferecer subsídios técnicos e pedagógicos que possibilitem práticas docentes mais eficazes e prazerosas nos diversos níveis de escolaridade.
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DADOS INSTITUCIONAIS

Razão social: Associação Casa da Árvore
CNPJ: 09.169.589/0001-20
Endereço: Pça Getúlio Vargas, S/N, Centro, Poços de Caldas - MG.