Casa da Árvore

Notícias

IMG_20170629_145434046
03 jul

Férias no BiblioArte LAB_Inscrições Abertas

Julho não é um mês como outro qualquer. Para quem é estudante, as férias de meio de ano propiciam um breve descanso das aulas e uma nova rotina, com mais momentos de descontração. Ao longo de todo o mês, o BiblioArte LAB, projeto que funciona na Biblioteca Municipal Centenário (a biblioteca da Urca), em Poços de Caldas (MG), não vai deixar de lado suas atividades, que unem de uma só vez tecnologia e literatura.
 
 
Muito pelo contrário: a ideia é aproveitar a ocasião e mostrar que frequentar a biblioteca pode sim ser um ótimo programa para quem está de férias. “O BiblioArte LAB tem como proposta dar um novo significado para as bibliotecas, principalmente entre a juventude, público que vem se tornando cada vez mais distante desses espaços. Por isso, traremos laboratórios e exposições em formatos digitais, que é o universo em que os adolescentes circulam atualmente”, descreve Aluísio Cavalcante, coordenador do projeto.
 
 
Robótica e arte digital
 
 
Na biblioteca da Urca, a principal atividade do BiblioArte LAB para o mês de julho será o LAB Criativo Robótica Poética, realizado em conjunto com alunos do campus local da PUC Minas integrantes do IEEE (Institute of Electrical and Eletronic Engineers). Durante o workshop, os participantes, estudantes da Escola Municipal Presidente Washington Luis, irão aprender conceitos de robótica enquanto constroem, com a ajuda dos orientadores, um brinquedo interativo todo baseado no livro O Pequeno Príncipe. As aulas acontecerão às segundas, quartas e sextas, no período da tarde.
 
 
A biblioteca também será palco de uma atração diferente: em meio às prateleiras de livros, monitores de vídeo estarão exibindo as peças da mostra “Gifs que Gritam”. Gif é o nome dado a um formato de arquivo digital com imagens em movimento e que faz bastante sucesso nas redes sociais. Nesse caso, os gifs da exposição foram todos concebidos por alunos do BiblioArte LAB, sob orientação do artista digital Danilo Gomes e da educadora Marília Rossi, tendo como fio condutor a discussão sobre o papel das mulheres na literatura, sejam elas autoras ou personagens. Magali Franco, bibliotecária do local, preparou uma seleção especial de livros dentro da mesma proposta.
 
 
Territórios Literários (acesse o site)
 
 
Fora da biblioteca, os jovens participantes do BiblioArte LAB ainda estarão envolvidos na ação Territórios Literários. Após o mapeamento de diversos pontos espalhados pela cidade com sinal de internet WiFi gratuito, o objetivo é espalhar cartazes em que, por meio de dispositivos como smartphones ou tablets, qualquer pessoa possa gratuitamente baixar livros para serem lidos no formato digital. A distribuição dos cartazes e a divulgação para toda a cidade começam no próximo sábado (dia 1/7).
 
 
O BiblioArte LAB é um laboratório de compartilhamento de experiências literárias e é realizado pela ONG Casa da Árvore, em parceria com a Secretaria Municipal de Cultura, contando também com o patrocínio do programa Iberbibliotecas e os apoios do Instituto Alcoa e Departamento Municipal de Eletricidade (DME). Para saber mais, basta visitar a página do projeto no Facebook (www.facebook.com/biblioartelab).



DADOS INSTITUCIONAIS

Razão social: Associação Casa da Árvore
CNPJ: 09.169.589/0001-20
Endereço: Av. Prof. Alfredo de Castro, S/N, Área Especial, Chácara do Governador - Goiânia - GO