Casa da Árvore

Notícias

logo_premio_2013
26 set

FINEP reconhece inovação promovida pela Casa da Árvore

A Agência Brasileira de Inovação – FINEP, divulgou a lista dos vencedores regionais do Prêmio Finep 2013 e o projeto Telinha de Cinema – Cultura Digital e Cidadania, desenvolvido pela Casa da Árvore (portfólio) desde 2007 nos Estados de Goiás e Tocantins, ficou em segundo lugar na categoria Tecnologia Social na região Centro-Oeste. O Prêmio FINEP é considerado um dos mais importantes instrumentos de estímulo e reconhecimento à inovação no País e este ano contou com 570 iniciativas inscritas. É a segunda vez que o Telinha de Cinema é reconhecido nacionalmente como uma tecnologia social que propõe uma inovação no que diz respeito a promoção da cidadania por meio da educação e arte no contexto da cultura digital. Em 2009 o projeto foi o vencedor nacional do Prêmio Tecnologia Social da Fundação Banco do Brasil, que estimulou sua reaplicação em 15 Estados brasileiros em parcerias com diversas instituições. Já em 2012 foi certificado pelo Ministério da Cultura pela sua relevância na formação para competências criativas, através do Prêmio Economia Criativa.

O Telinha de Cinema consiste em um programa de oficinas, laboratórios e cursos que usam a produção de audiovisual como processo de estímulo a participação social e a leitura crítica da realidade entre crianças e adolescente estudantes de escolas públicas com idade entre 12 e 18 anos. Hoje contamos com dois laboratórios comunitários de cultura digital e cidadania além de uma rede que integra mais de 30 escolas públicas de ensino fundamental e médio, ampliando a experiência em cultura digital em ambientes formais e não-formais de ensino.

O projeto iniciou como o primeiro núcleo comunitário de formação e estímulo a produção de vídeo especializado em mídias portáteis no Brasil, em 2007 para uma turma de 12 adolescentes da periferia de Palmas – Tocantins. Logo no seu primeiro ano recebeu o Prêmio Edu.MOV, do Instituto Telemig Celular como melhor projeto de educação com mídias móveis no Brasil. Desde 2011 ampliou sua capacidade de atendimento e suas comunidades atendidas para a região metropolitana de Goiânia – Goiás, beneficiando anualmente a aproximadamente 450 crianças e adolescentes, além de professores, artistas e pesquisadores.

Esta iniciativa integra o Banco de Tecnologia Social  e foi reaplicado em todas as regiões do Brasil. Atualmente faz parte do Programa Desenvolvimento e Cidadania – Petrobras, como projeto de abrangência nacional. Nestes seis anos estabeleceu cooperações técnicas e tecnológicas a Universidade Federal de Goiás, Universidade do Estado de Goiás, Universidade Federal do Tocantins e Núcleo de Tecnologia Educacionais do Município de Goiânia. Mais de 1200 jovens atendidos desde 2007.

 



DADOS INSTITUCIONAIS

Razão social: Associação Casa da Árvore
CNPJ: 09.169.589/0001-20
Endereço: Av. Prof. Alfredo de Castro, S/N, Área Especial, Chácara do Governador - Goiânia - GO