Casa da Árvore

Notícias

A atividade é gratuita e realizada através do projeto BiblioArte LAB, laboratório de inovação em práticas de leitura e formação de leitores.
09 ago

Biblioteca Júlio Bonazzi acolhe oficina de cartografia literária

 
Durante os meses de agosto e setembro a Biblioteca Municipal Júlio Bonazzi (Biblioteca do Monjolinho) abre suas portas para o LAB Hiperespaços Poéticos. A oficina propõe para a comunidade o desafio de cartografar suas histórias, referências poéticas dos bairro e memórias literária de seus moradores. Na prática o objetivo é reinventar a forma de se relacionar com os mapas e mostrar que a cartografia também pode ser um poderoso instrumento de mediação de leitura.
 
 
A atividade será conduzida pelos educadores do projeto BiblioArte LAB com a ajuda de um grupo de 17 crianças, estudantes do 5° ano da Escola Municipal Alvino Hosken, que no semestre passado realizaram suas primeiras experiências de criação de mapas literários. “A ideia agora é que essa turminha convide pessoas da comunidade para esta experiência dentro da biblioteca, como os próprios avós, os artistas do bairro e quem mais queira compartilhar suas memórias e histórias para a construção de novos mapas para este território”, destacou o coordenador geral do projeto Aluísio Cavalcante.   
 
 
Os encontros do LAB Hiperespaços Poéticos acontecerão a partir do próximo dia  14, sempre às terças e quartas das 8h às 11h na Biblioteca Municipal Júlio Bonazzi. Os interessados em conhecer um pouco mais sobre esta experiência ou mesmo colaborar com os ensaios cartográficos basta comparecer no local e se informar com a equipe do projeto BiblioArte LAB.
 
 
O BiblioArte LAB é um laboratório comunitário de inovação em práticas de leitura e formação de leitores desenvolvido pela ONG Casa da Árvore em parceria com a Secretaria Municipal de Cultura. Conta com o apoio do Instituto Alcoa e os patrocínio do DME e do programa Ibero-americano de Inovação em Biblioteca - Iberbiblioteca. Em 2016 recebeu o Prêmio ARede.Educa de inovação em educação e novas tecnologias. Com sede na Biblioteca Municipal Centenário, tem o objetivo de ressignificar bibliotecas públicas, comunitárias e escolares com foco na formação de leitores para o século XXI. Até o momento já beneficiou cerca de 500 jovens adolescentes com de formação e desenvolvimento de talentos e empreendimentos inovadores de leitura e novas tecnologias.
 
 
Até o final de 2017 o projeto BiblioArte LAB irá promover ações como o LAB Hiperespaços Poéticos em outras doze bibliotecas públicas e escolares em Poços de Caldas.



DADOS INSTITUCIONAIS

Razão social: Associação Casa da Árvore
CNPJ: 09.169.589/0001-20
Endereço: Av. Prof. Alfredo de Castro, S/N, Área Especial, Chácara do Governador - Goiânia - GO