Casa da Árvore

Notícias

IMG_20170404_145425554 (1)
28 abr

Laboratório Histórias Ilustradas movimenta biblioteca na Zona Leste de Poços de Caldas

Desde o início do mês de abril a Biblioteca Municipal Marcus Vinícius vem sendo tomada por uma onda de criatividade, protagonizada por crianças da zona leste de Poços de Caldas. É o laboratório Histórias Ilustradas, uma atividade de incentivo à leitura promovida pelo projeto BiblioArte LAB que está motivando alunos do Programa Municipal da Juventude (PMJ) a mergulhar no universo do desenho e da ilustração como forma de aproximar da literatura.
 
 
 
Os encontros acontecem todas às terças e quintas das 14h às 16h e são mediados pela artista plástica e educadora Rosane Sousa Dias e pela auxiliar de biblioteca Vanessa Andrade. Na prática a atividade consiste em ajudar estes meninos e meninas a desenvolverem suas habilidades para leitura imagética e para criação de desenhos e ilustrações como forma de expressar suas experiências de leitura e participar socialmente. “A cada técnica nova que eles experimentam, vão mergulhando nas histórias, refletindo sobre o enredo, as personagens e a própria língua portuguesa também”, destacou Rosane.
 
 
 
O LAB Histórias Ilustradas está nas suas últimas semanas e resultará em uma exposição coletiva montada pelos próprios participantes na biblioteca da Zona Leste. Com a exposição o projeto espera chamar a atenção de outras crianças da comunidade para o acervo literário infanto juvenil disponível na biblioteca. Para o coordenador municipal do Museu e Bibliotecas, Yuri Gonçalves, “a intenção é aproximar ao máximo do público infantil e incentivar a leitura desde muito cedo. Convidamos as instituições de ensino a procurarem a biblioteca pública mais próxima para fecharmos parcerias”.  
 
 
O projeto BiblioArte LAB é uma realização da ONG Casa da Árvore, em parceria com a Secretaria Municipal de Cultura, do Instituto Alcoa e o patrocínio do Programa Íbero-americano de Bibliotecas (Iberbibliotecas). Com sede na Biblioteca Municipal Centenário, a iniciativa empreendeu este ano um programa de descentralização que, até o final de 2017 irá promover ações inovadoras em outras 11 bibliotecas públicas e escolares. Desde o ano passo o projeto já atendeu cerca de 240 jovens e adolescentes de Poços de Caldas.



DADOS INSTITUCIONAIS

Razão social: Associação Casa da Árvore
CNPJ: 09.169.589/0001-20
Endereço: Av. Prof. Alfredo de Castro, S/N, Área Especial, Chácara do Governador - Goiânia - GO