Casa da Árvore

Notícias

papo enem
06 set

Página 9 ¾ transmitirá aulas sobre livros para o Enem

A revista literária empreendida por jovens de Poços de Caldas, MG, realizará a primeira edição do Papo Enem nesta segunda (9). Os interessados podem participar pelas redes sociais ou na própria Biblioteca Municipal Centenário, a partir das 14h.

Quem está (ou já esteve) na reta final para o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) ou prestes a encarar o vestibular, já sabe que o tempo está acabando. As principais provas acontecem em novembro e dezembro. São cerca de 6,7 milhões de jovens no Brasil e 580 mil só em Minas Gerais, todos correndo contra o tempo para garantir uma vaga no ensino superior. Para ajudar essas pessoas a revista literária Página 9 ¾, um empreendimento social criativo desenvolvido por jovens de Poços de Caldas, criou o Papo Enem, uma série de aulas especiais, transmitidas ao vivo pelo Instragram e Facebook @pagina934 , discutindo as principais obras literárias cobradas nas provas.

Nesta segunda (9) a equipe da revista literária recebe o professor Vinícius Hilário, da Escola Estadual Padrão Parque das Nações, para conversar sobre duas obras clássicas da literatura brasileira: Capitães da Areia (Jorge Amado) e O Cortiço (Aluísio de azevedo). O encontro começa às 14h e os interessados podem acompanhar presencialmente na sede da Página 9 ¾, na Biblioteca Municipal Centenário. A produção literária está sendo feita pelos jovens Rafaella Rennó (18), Rebeca Padula (17), Júlia Ferreira (17) e Igor Avelar (17), a transmissão será realizada por Carlos Santos (16), Júlia Roberta (17), produção audiovisual por Lyniker Xavier (17) e a produção de arte da Letícia Ortiz (19). A mediação da edição de estreia ficará por conta da editora do periódico digital Gabriela Maiochi.

Até novembro serão realizadas seis edições do Papo Enem, duas por mês, quando a equipe da Página 9 ¾ receberá uma professora ou professor para comentar e discutir sobre dois livros. Ainda em setembro o Papo Enem recebe a jornalista e pesquisadora mineira, Jéssica Balbino, para falar do livro Quarto de Despejo (Carolina de Jesus) e da poesia dos Racionais Mcs.

A Página 9 ¾ é um empreendimento criativo de impacto social que integra o programa BiblioArte LAB de inovação em bibliotecas, desenvolvido pela ONG Casa da  Árvore, em parceria com a Secretaria Municipal de Cultura de Poços de Caldas e o apoio do Instituto Alcoa. Desde 2016 já atendeu mais de 600 jovens, estimulando o empreendedorismo criativo, a formação de leitores do século XXI e o protagonismo jovem. Entre 2016 e 2017 integrou o Programa Iberoamericano de Biblioteca (Unesco), foi finalista do Prêmio Jabuti 2018 na categoria Inovação na Formação de Leitores, e do Prêmio IPL - Retratos da Leitura no Brasil. Recentemente foi certificada pela Fundação Banco do Brasil como Tecnologia Social.

 



DADOS INSTITUCIONAIS

Razão social: Associação Casa da Árvore
CNPJ: 09.169.589/0001-20
Endereço: Av. Prof. Alfredo de Castro, S/N, Área Especial, Chácara do Governador - Goiânia - GO