Casa da Árvore

Notícias

IMG-20171122-WA0039 (1)
13 ago

Página 9 3/4 amplia programação para bibliotecas escolares nos bairros de Poços de Caldas

Iniciativa realizada pela ONG Casa da Árvore, através do Programa BiblioArte LAB de inovação em bibliotecas,  e com o apoio do Instituto Alcoa e da Divisão Municipal de Bibliotecas Públicas de Poços de Caldas, amplia atividades para comunidades nas zonas sul e leste neste segundo semestre. 

O segundo semestre começou cheio de novidades na Revista Escola Página 9 ¾, um empreendimento criativo e de impacto social realizado por jovens leitores de Poços de Caldas. Após a certificação como Tecnologia Social pela Fundação Banco do Brasil, o projeto deu início a ampliação das suas atividades e passa a atender também bibliotecas escolares nos bairros da Zona Sul e Zona Leste do município. “Queremos estimular a criatividade e o imenso potencial de inovação dos jovens que vivem nas periferias da nossa cidade”, destacou Gabriela Maiochi, editora chefe da revista.

 A primeira escola a receber a Página 9 ¾ é a Escola Padrão Parque das Nações, destaque pela realização de projetos culturais como o Slam ZS, uma batalha de poesia falada que tem revelado grandes talentos da região. No dia 28 a unidade estadual de ensino recebe o LAB Booktuber, uma oficina formativa com a influencer digital e booktuber radicada em São Paulo, Bruna Miranda. Segundo o coordenador do projeto, Aluísio Cavalcante, “será uma oportunidade para os jovens da zona sul descobrirem novas profissões relacionadas à economia criativa e à produção de conteúdo digital, além de desenvolverem uma leitura crítica e sensível das novas tecnologias”.

Para o professor da escola, Vinícius Hilário de Lima, a estratégia de descentralização das ações da revista literária foi muito bem recebida pela comunidade escolar, pois traz uma resposta prática e interessante sobre como lidar de uma maneira mais consciente com as novas formas de comunicação digital, que apesar de já serem muito utilizadas pelos jovens, são pouco aproveitadas em seu sentido mais positivo. “Existe um potencial muito grande em explorar essas linguagens, como o booktuber, para valorizar o que as escolas de periferia estão fazendo. A partir do Slam ZS, por exemplo, a gente consegue ver uma produção artística muito pujante, mas que encontra pouco espaço para divulgada e não existe oportunidade melhor do que os próprios alunos, a própria comunidade, conseguirem fazer isso com estas novas mídias, com a cara deles e de maneira autônoma”, ressaltou o professor.

Desenvolvida pela ONG Casa da Árvore, através do programa BiblioArte LAB de inovação em bibliotecas, e com o apoio do Instituto Alcoa e da Divisão Municipal de Bibliotecas Públicas, a Página 9 ¾ irá promover ainda a segunda edição em 2019 do Papo Literário, uma oportunidade para a comunidade escolar da zona sul trocar uma ideia com os jovens produtores de conteúdo da revista literária, discutindo sobre alguns dos artigos, crônicas e reportagens publicados nas últimas edições do periódico digital. “Além desse bate-papo, onde os alunos da Escola Padrão poderão conhecer e se inspirar no trabalho que jovens de outras comunidades estão fazendo, teremos também uma rodada do BookGame, um jogo desenvolvido aqui na revista, onde a galera pode, ao mesmo tempo, se divertir e testar seus conhecimentos sobre literatura, cinema e muito mais”, finalizou Gabriela Maiochi.

Até novembro deste ano, outras edições do Papo Literário e do BookGame serão realizados pela equipe da Revista Página 9 ¾ em outras comunidades da periferia de Poços de Caldas. A programação também continua sendo realizada, de maneira gratuita, na Biblioteca Municipal Centenário, sede do projeto, basta ficar atento às redes sociais da revista. Além do laboratório criativo Booktuber, a programação traz ainda formações em Reportagem Literária, Poesia para Instagram, Escrita de Fanfics, Biografia de Escritorxs Não-famosos e muito mais.



DADOS INSTITUCIONAIS

Razão social: Associação Casa da Árvore
CNPJ: 09.169.589/0001-20
Endereço: Av. Prof. Alfredo de Castro, S/N, Área Especial, Chácara do Governador - Goiânia - GO