Casa da Árvore

Notícias

520697801
14 fev

Projeto leva incentivo à leitura e cultura digital para rede municipal de ensino de Senador Canedo – GO

A partir da próxima semana a rede municipal de ensino de Senador Canedo passa a contar com o projeto “E se eu fosse o autor?”, uma tecnologia social de incentivo à leitura por meio de práticas pedagógicas inovadoras com uso criativo das novas tecnologias digitais. A inovação foi desenvolvida pela ONG Casa da Árvore e vem promovendo transformação social por meio da educação desde 2010 e outras regiões do Brasil. Com o patrocínio do Programa Integração Petrobras Comunidade e o apoio da Prefeitura Municipal de Senador Canedo, o projeto será realizado pelos próximos dois anos na cidade goiana, atendendo cerca de 600 alunos e professores.

Uma oficina metodológica para a equipe de gestão pedagógica da Secretaria Municipal de Educação, agentes da Biblioteca Municipal, além de coordenadores, professores de língua portuguesa, literatura e artes das primeiras escolas atendidas pelo projeto acontecerá nos próximos dias 18 e 20 de fevereiro na Biblioteca Municipal. A atividade será dedicada a familiarização destes educadores com a metodologia empregada pelo Casa da Árvore na realização do projeto. As primeiras unidades a serem atendidas são E.M Espírita André Luiz, E.M Luzia Maria de Siqueira e a E.M Maria José Cândido de Oliveira. Outras dez escolas devem ser contempladas até dezembro de 2015.

A equipe da Casa da Árvore está trabalhando junto com a equipe pedagógica da Secretaria Municipal de Educação de Senador Canedo e com a Diretoria de Cultura desde o início do ano para implementar o projeto. A Biblioteca Municipal Arlete Tenório de Castro contará com um Laboratório Criativo de Aprendizagem e Novas Tecnologias equipado para receber as atividades de formação de professores e as oficinas de produção de vídeo – adaptações literárias e de e-book´s. O projeto também prevê a ampliação do acervo literário da Biblioteca, a partir de obras dedicadas ao universo infanto juvenil.

O “E seu fosse o autor?” oferecerá a cada semestre duas turmas do Laboratório de Leitura e Novas Tecnologias, sendo uma na Biblioteca e outra em uma escola das comunidades situadas na periferia de Senador Canedo. O projeto prevê ainda a formação de multiplicadores dentro do quadro de professores da rede municipal e a ampliação desta formação por meio de Oficinas de Práticas Pedagógicas. Os professores capacitados receberão o suporte para reaplicarem as práticas de produção de vídeo adaptações literárias e e-books em outras escolas não atendidas pelas ações desenvolvidas pela equipe da ONG Casa da Árvore.



DADOS INSTITUCIONAIS

Razão social: Associação Casa da Árvore
CNPJ: 09.169.589/0001-20
Endereço: Av. Prof. Alfredo de Castro, S/N, Área Especial, Chácara do Governador - Goiânia - GO