Casa da Árvore

Notícias

DSC00573
21 out

Universidades de Palmas recebem Laboratórios Criativos de Leitura e Tecnologia durante SNCT

Começou nesta terça (20) a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT) em Palmas, uma ação articulada pela Agência Tocantinense de Ciência, Tecnologia e Inovação, em parceria com a ONG Casa da Árvore, Católica do Tocantins e a Ulbra. Até o final da semana uma equipe de dez professores e educadores sociais de escolas públicas e instituições de ensino superior de Palmas estará ministrando uma série de Laboratórios Criativos de Leitura e Tecnologia (Lab Criativo), atividades que exploram as experiências de alunos e professores com a cultura digital para promover práticas inovadoras de incentivo à leitura.
 
 
As atividades são gratuitas e estão sendo realizadas na Universidade Católica do Tocantins e na Ulbra (veja quadro em detalhe). As atividades são dedicadas a alunos, desde o ensino médio até o superior e foram desenvolvidas durante o Laboratório de Inovação em Práticas Pedagógicas (LAB de Inovação), uma formação de professores realizada pela ONG no início do mês. “Trouxemos um pouco na nossa experiência no desenvolvimento de tecnologias sociais de educação para esse momento de formação de educadores para apropriação pedagógica das novas tecnologias”, destaca o coordenador da ONG, Aluísio Cavalcante.
 
 
Para o diretor de pesquisa da Agetec, Alan Rickson Andrade, trazer as discussões sobre tecnologia e inovação na educação é fundamental para um país ou mesmo um estado que quer ser competitivo no mercado globalizado. “Os modelos educacionais também devem acompanhar esse dinamismo da sociedade da informação. Hoje, com as possibilidades de produzir conhecimento em uma velocidade cada vez maior, a escola deve proporcionar ao aluno uma aprendizagem significativa e contextualizada”, destacou o diretor.
 
 
Entre as atividades oferecidas no evento estão as oficinas de Escrita Colaborativa; Contação de história e uso das mídias digitais; Contação de história com cenários digitais; O uso de curta metragem na aula de espanhol como língua estrangeira e Leitura Animada - uso do Stop Motions  no ensino de literatura. A educadora Laura Pedrini faz parte da equipe pedagógica da ONG Casa da Árvore responsável pelas ações na SNCT e destaca que “nós aprendemos primeiro a usar todo esse universo tecnológico para entreter então leva um tempo e um esforço para enxergar o potencial de aprendizagem existente nessa relação dos alunos e professores com estas múltiplas telas e conexões. O professor não precisa ter receio por não dominar as tecnologias e sim pensar em estratégias para aproveitar todo o conhecimento e habilidades que os alunos têm com a cultura digital, tornando-os protagonistas da própria aprendizagem”.
 
 
E se eu fosse o autor? Tecnologia Social de Educação 
 
 
A metodologia e estratégias de formação de leitores na cultura digital desenvolvido pela ONG Casa da Árvore são reconhecidas como tecnologia social para inovação na educação pela Unesco (2011) e vem sendo difundidas por várias redes públicas de ensino do país.
Pelo projeto “E se eu fosse o autor? – Cultura Digital e Cultura Literária”, realizado em Palmas-TO (2010, 2011 e 2015) e Senador Canedo-GO (2014-2015) e Poços de Caldas-MG (2015) recebeu os principais prêmios e certificações nacionais de inovação e tecnologia sociais, como o Prêmio Finep de Inovação 2014, Prêmio A Rede, Prêmio Telecentros BR e Prêmio FBB de Tecnologia Social.
 
 
O projeto vem gerando recursos educacionais abertos e conteúdos científicos que tem alimentado as discussões em importantes eventos como 8° Seminário Internacional de Bibliotecas Públicas e Comunitárias (SP), 6° Encontro Brasileiro de Educomunicação (RS), 6° Simpósio Internacional Hipertexto (PE) e Congreso Internacional Lectura 2015: Para leer el XXI (Cuba).
 
 
Sobre a ONG Casa da Árvore
 
 
A ONG Casa da Árvore é uma entidade privada sem fins lucrativos que há oito anos desenvolve projetos e tecnologias sociais de promoção da cidadania e melhoria da educação pública em todas as regiões brasileiras. Fundada em Palmas-TO, hoje possui ainda sede e projetos regulares nos estados de Goiás e Minas Gerais.
Ao todo são mais de 1500 educadores e 20 mil alunos atendidos diretamente por projetos desenvolvidos pela ONG em parceria com instituições públicas, privadas e movimentos sociais. Conheça mais sobre os projetos da ONG acessando o portfólio em http://goo.gl/LUVM78 .
 



DADOS INSTITUCIONAIS

Razão social: Associação Casa da Árvore
CNPJ: 09.169.589/0001-20
Endereço: Av. Prof. Alfredo de Castro, S/N, Área Especial, Chácara do Governador - Goiânia - GO