Casa da Árvore

Notícias

Lab Rede de Leitores recebe novos participantes em 2017
05 fev

Voltas as Aulas com BiblioArte LAB // Saiba como participar do projeto em 2017

 
Projeto oferece bolsa mensal de R$ 50,00 para jovens desenvolverem ações experimentais de cultura digital e leitura na Biblioteca da Urca.
 
 
O ano de 2017 já começou e o BiblioArte LAB, laboratório comunitário de inovação em leitura, está aberto para novos participantes na Biblioteca da Urca, em Poços de Caldas-MG. A iniciativa vem atraindo jovens que curtem boas histórias e que queiram desenvolver seus talentos e habilidades para as artes, a cultura digital e novos negócios criativos.
 
 
 
Estudantes da rede pública poderão se inscrever gratuitamente no LAB Rede de Leitores, para atuarem na criação de projetos experimentais de incentivo à leitura através das redes sociais, recebendo para isso uma bolsa mensal de R$ 50,00. O prazo para as inscrições vai até o próximo dia 16/2, quando começam as atividades. Os interessados podem procurar diretamente a recepção da Biblioteca Municipal Centenário (Biblioteca da Urca) ou entrar em contato pelo facebook ( www.facebook.com/biblioartelab ) ou via WhatsApp: (35) 99150-8007.
 
 
 
O desafio para os participantes será criar ações utilizando as redes sociais e linguagens características da internet, como os vídeos, gifs, mapas digitais e memes, tudo para compartilhar suas experiências de leitura com outros jovens. “Queremos que a galera que curte ler aprenda a trabalhar com as redes sociais e a produção de conteúdo cultural de maneira profissional, desenvolvendo seus talentos e habilidades”, adianta Aluísio Cavalcante, coordenador geral do projeto BiblioArte LAB.
 
 
 
Harry Potter, Dragon Ball Z, Jogos Vorazes, Cavaleiros do Zodíaco, X-Men... todo o universo dos livros, histórias em quadrinhos, animes, séries de televisão, mangás e muito mais estará presente nas atividades do LAB Rede de Leitores. “Aqui no lab eu descobri que adoro design e já sou responsável pela criação de gifs literários e pelas artes do nosso canal do youtube”, comentou Beatriz Queiroz, 16 anos, estudante da Escola Estadual Francisco Escobar. “Além da coleção fantástica de livros que a gente tem acesso”, completou.
 
 
 
Vagas para outras atividades
 
 
Além do LAB Rede de Leitores, o projeto também está com vagas abertas para oficinas pontuais, dedicadas a linguagens artísticas específicas, a serem realizadas em um curto espaço de tempo, os LAB Criativos. O laboratório Gif Literário acontecerá de 2/3 a 6/4, ensinando os participantes a usarem seu repertório literário e experiências na internet para a produção de gifs (sequências de imagens que se repetem infinitamente), linguagem que causa sensação nas redes sociais. Para os amantes do vídeo, a opção é o laboratório Booktuber, que acontecerá de 11/4 a 18/5. O objetivo é que os jovens aprendam, além de técnicas básicas de edição e produção de vídeos, a como gerenciar um canal autoral de literatura no portal Youtube.
 
 
 
O projeto BiblioArte LAB é uma realização da ONG Casa da Árvore, em parceria com a Secretaria Municipal de Cultura de Poços de Caldas e patrocínio do Instituto Alcoa e do Programa Iberoamericano de Inovação em Bibliotecas - Iberbibliotecas. Tem o objetivo de ressignificar a Biblioteca da Urca como um espaço criativo e de produção cultural a partir da participação de jovens das comunidades carentes do município. “A cada dia vamos desenvolvendo aqui no laboratório inúmeras formas de reconstruir a relação desses jovens com a literatura a partir da cultura digital, provando que a tecnologia não é inimiga da leitura e sim uma das mais importantes aliadas”, analisa Leila Dias Antonio, pesquisadora e presidente da ONG Casa da Árvore.
 



DADOS INSTITUCIONAIS

Razão social: Associação Casa da Árvore
CNPJ: 09.169.589/0001-20
Endereço: Av. Prof. Alfredo de Castro, S/N, Área Especial, Chácara do Governador - Goiânia - GO