Casa da Árvore

Notícias

Biblioarte Digital - Webflier Geral
13 abr

BiblioarteLAB abre chamada para voluntários

Pesquisas recentes indicam que estudantes que atuam como voluntários durante a faculdade tem maiores chances de contratações em grandes empresas (leia mais), por demonstrarem potencial para engajamento. As experiências de voluntariado desenvolve também habilidades valiosas para a carreira e para o mercado de trabalho, como a liderança. Em Poços de Caldas, uma oportunidade para quem busca novas experiências é a Chamada para Colaboradores Voluntários do #BiblioarteLAB  - Laboratório Comunitário de Inovação em Práticas de Leitura e Formação de Leitores, realizado pela ONG Casa da Árvore e parceria com Secretaria Municipal de Cultura.
 
Com a chamada para voluntários a organização está buscando pessoas criativas, inovadoras, organizadas e alegres, estudantes universitários, para atuarem em diversas áreas dos projetos Página 9 3/4 (revista interativa sobre literatura e juventude) e LAB_Rede_de_Leitores (projetos experimentais de redes sociais, leitura e novas tecnologias) . As inscrições já estão abertas e os interessados devem se preencher o formulário online. Mais informações pelo email diretoria@casadaarvore.art.br ou pelo whats (35) 99716-3283. As inscrições vão até o dia 08 de maio de 2016.
 
Estão sendo oferecidas vagas de designer, web designer, desenvolvedor APP mobile, redator, social media, motion maker/editor de vídeos e produtor de eventos. Cada voluntário terá a carga horária semanal de 5 horas, sendo 4 horas de atuação presencial no período vespertino no lab montado na Biblioteca Centenário (Urca), além de 1 hora de trabalho online. A atuação será supervisionada por uma equipe profissional e os voluntários serão certificados pela carga horária mensal total de 20 horas, iniciando em maio indo até dezembro de 2016.
 
Sobre o BiblioarteLAB
 
BiblioarteLAB é um laboratório comunitário de inovação em práticas de leitura e formação de leitores desenvolvido pela ONG Casa da Árvore em parceria com a Secretaria Municipal de  Cultura de Poços de Caldas. Tem o objetivo de envolver crianças, jovens, artistas e desenvolvedores locais na concepção e desenvolvimento de projetos experimentais de incentivo á leitura e promoção cultural a partir da cultura digital e das novas tecnologias. Iniciado em 2016 tem já conta com três projetos experimentais em desenvolvimento:  revista literária jovem Página 9 3/4, o LAB_Rede_de_leitores e  o laboratório de cartografia poética LAB_Cidade_Literária (programação integrada à Flipoços 2016). Ainda este ano serão realizados o workshop LAB Rede de Leitura (formação de professores para desenvolvimento de mediação de leitura nas redes sociais, programação integrada à Flipoços 2016), além de uma série de residências artísticas que integrarão arte interativa e literatura, denominadas #Invenções Literárias.
 
Sobre a Casa da Árvore
 
A Associação Casa da Árvore é uma entidade movida pelas possibilidades e os desafios de promover a cidadania a partir da cultura digital. As experiências das pessoas com esse universo permitem novas formas de leitura do mundo, de expressão cultural e de participação social, mas ao mesmo tempo, quando excluídos destes ambientes, podem levar à novas formas de exclusão e alargamento das diferenças sociais.
Criada em 2007, a ONG abriu sede em Poços de Caldas ainda em 2014 e hoje aproxima dos seus primeiros dez anos com atividade regulares nos Estados do Tocantins, Goiás e Minas Gerais, além de ações pontuais já realizadas em outros 12 estados brasileiros. Possui três projetos certificados pela Unesco e Fundação Banco do Brasil como tecnologia social, com destaque para o E se eu fosse o autor – Laboratórios Criativos de Leitura e Cultura Digital e o Telinha de Cinema – Núcleos Comunitários de Educação, Arte e Tecnologia, que recebeu o Prêmio Tecnologia Social em 2008, na categoria nacional.
 
Recentemente foi reconhecida pelo Ministério da Educação como uma das 174 instituições brasileiras que desenvolvem inovação com criatividade na educação (em Poços de Caldas foi a única instituição ao lado da escola Criatividade – leia mais http://goo.gl/fNGr7h ).
Por esta trajetória o projeto recebeu também os principais prêmio de inovação em tecnologia social e educação, como o Prêmio Finep de Inovação 2014 (Finep/Ministério da Ciência e Tecnologia), Prêmio ARede de Inovação em Tecnologias de Educação 2014 (Momento Editorial), Prêmio TelecentrosBR 2014 (Ministério da Ciência e Tecnologia), Prêmio Funarte de Redes de Inovação (2013), entre outros.



DADOS INSTITUCIONAIS

Razão social: Associação Casa da Árvore
CNPJ: 09.169.589/0001-20
Endereço: Av. Prof. Alfredo de Castro, S/N, Área Especial, Chácara do Governador - Goiânia - GO